sábado, 19 de abril de 2008

Responsabilidade Social das Empresas

A responsabilidade social das empresas é, essencialmente, um conceito segundo o qual as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e um ambiente mais limpo (...)
A integração de práticas socialmente responsáveis nas Empresas é um investimento que resulta numa melhoria do desempenho económico e financeiro das mesmas, e não num custo excedentário.
Em termos práticos, este conceito apresenta uma dimensão interna e uma dimensão externa:
dimensão interna: engloba o envolvimento e a responsabilização dos trabalhadores, a melhoria do sistema de comunicação e de informação, o equilíbrio entre a vida profissional e familiar, a igualdade de tratamento perante as condições de acesso, de trabalho e de remuneração, a oferta de oportunidades de progressão na carreira, a participação nos lucros anuais das Empresas, a garantia de condições de prevenção do risco e de intervenção em matéria de higiene, segurança e saúde no trabalho, a redução de custos, o redimensionamento de gastos, a gestão dos recursos, a minimização de danos ambientais decorrentes da actividade, a aprendizagem ao longo da vida, entre outros aspectos;
dimensão externa: refere-se à base de relacionamento entre a empresa, a comunidade envolvente imediata e a comunidade envolvente alargada, num contexto global.
FONTE: http://www.coesis.org/ (02 de Janeiro 2005 às 19:26).
Reflicta…
Os direitos económicos ou de mercado poderão ser comprometidos com a aplicação deste conceito – a responsabilidade social? Justifique.
Proponha…
Apresente um conjunto de medidas que poderão ser aplicadas numa empresa que pretenda desenvolver práticas socialmente responsáveis.

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